quinta-feira, 8 de março de 2012

destino de janela

gradualmente, o sol entra pela janela. persistentemente, a janela mantém-se aberta aguardando a visita do sol. sente que foi criada para este momento, vendo-se como jovem donzela apaixonada cujo destino se talhou para aguardar pelo amado, somente pelo prazer de sentir o palpitar do coração que lhe explode no peito ao pressentir a presença do amor. pobre janela, dirão uns, feliz janela pensarão outros.

compreende-se a vontade férrea desta janela em manter-se aberta, aguardando pacientemente pela visita do sol. é uma vontade animada pelo desejo, pelo amor e pela intrínseca cumplicidade com seu destino que sente talhado por uma sapiência de outra dimensão. pobre janela, dirão uns, feliz janela pensarão outros.

há, porém, desígnios que esta janela não entende e que estão muito para além do seu sentir diário e do seu estado de enamoramento. obviamente esta janela ainda não entendeu que a razão da sua existência tem a ver com a entrada de luz que permite e com a paisagem que é possível ver através dela, tudo isto deixando a qualidade da janela, enquanto elemento desta composição, para segundo plano. neste quadro, a qualidade da janela é proteger mantendo-se invisível ou pelo menos o mais imperceptível possível. pobre janela, dirão uns, feliz janela pensarão outros.

um dia esta janela entenderá que a sua existência se planeou para ir bem mais além do seu enamoramento com o sol e que foi concebida para ser bonita, o que significa ter uma estrutura muito discreta, permitir a entrado do sol e a leitura da paisagem, tudo isto protegendo da chuva e do excesso de frio e de calor. um dia esta janela encontrará uma forma de conjugar estes dois destinos. um dia esta janela também se sentirá feliz pelo que pode oferecer. pobre janela, dirão uns, feliz janela pensarão outros.

espera-se que de quando em vez alguém cuide da janela e a mantenha límpida, oleada e brilhante. sentir-se-á, a janela, bela e atraente para o seu amado, esteja ele do lado de dentro ou do lado de fora da sala. será, então, uma janela que sonhará, independentemente do seu destino.  pobre janela, dirão uns, feliz janela pensarão outros.

Sem comentários:

Enviar um comentário